sexta-feira, 1 de abril de 2011

Formação para acólitos, o domingo de ramos


O domingo de ramos
Introdução: o domingo de ramos da paixão e a entrada messiânica de Jesus na cidade de Jerusalém, prefigurando a própria Jerusalém celeste. Neste dia são organizadas procissões na qual os fies levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, originando o nome da celebração. Segundo os evangelhos, Jesus teria ido para Jerusalém para celebrar a páscoa dos judeus com os seus discípulos, entrou na cidade como um rei, porem montado num jumentinho, sinal de sua humildade. A multidão por sua vez aclamava: ‘’Hosana ao filho de Davi’’.
O povo o aclama cheio de alegria e esperança, pois Jesus como o profeta de Nazaré da Galiléia, o Messias, o Libertador, certamente para eles, iria libertá-los da escravidão política e econômica imposta cruelmente pelos romanos naquela época e, religiosa que massacrava a todos com rigores excessivos e absurdos.
Por isso, na celebração do Domingo de Ramos, proclamamos dois evangelhos: o primeiro, que narra à entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo; depois o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento de Cristo. Julgamento injusto com testemunhas compradas e com o firme propósito de condená-lo à morte. Antes, porém, da sua condenação, Jesus passa por humilhações, cusparadas, bofetadas, é chicoteado impiedosamente por chicotes romanos que produziam no supliciado, profundos cortes com grande perda de sangue. Só depois de tudo isso que, com palavras é impossível descrever o que Jesus passou por amor a nós, é que Ele foi condenado à morte, pregado numa cruz.
O Domingo de Ramos pode ser chamado também de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”, nele, a liturgia nos relembra e nos convida a celebrar esses acontecimentos da vida de Jesus que se entregou ao Pai como Vítima Perfeita e sem mancha para nos salvar da escravidão do pecado e da morte. Crer nos acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, é crer no mistério central da nossa fé, é crer na vida que vence a morte, é vencer o mal, é também ressuscitar com Cristo e, com Ele Vivo e Vitorioso viver eternamente. É proclamar, como nos diz São Paulo: ‘“Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai’ (Fl 2, 11).
Rito da celebração:
 Proclamação do evangelho
 Benção dos ramos
 Início da procissão
 A missa inicia-se diretamente com a oração coleta
 Liturgia da palavra
 Não a proclamação do evangelho, logo não se usa incenso nem velas

Atividades:
1. Qual o sentido do domingo de ramos?
2. Por que e chamado domingo de ramos da paixão?
3. O evangelho e substituído por qual leitura?
4. Qual a simbologia de Jerusalém?
5. Sabemos que Jesus foi aclamado por uma multidão ao chegar a Jerusalém, e essa mesma multidão que o aclamou o julgou digno da crucificação. Explique

Nenhum comentário:

Postar um comentário